INSS diz reduzir tempo de espera pelo atendimento
A assessoria do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) está divulgando uma ampliação em 31,78% na oferta de vagas para todos os serviços previdenciários nas unidades da região Sul. O percentual se refere a uma comparação com o último mês de março, o que significa 19 mil novas vagas de atendimento à população nas agências de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
O incremento na capacidade de trabalho externo se deu em função da melhoria no Sistema de Agendamento Eletrônico, que também conquistou uma redução proporcional do tempo médio de espera entre a data de marcação dos atendimentos pelos canais remotos (fone 135 e www.previdencia.gov.br) e a efetiva recepção do segurado.
Dentre as 19 gerências executivas inseridas na região Sul do Brasil, 18 contribuíram direta e favoravelmente para o aumento, ainda segundo o próprio INSS. Em todo o País, o Sistema de Agendamento Eletrônico criou 125.579 novas vagas.
A marcação de atendimentos por telefone e Internet contribuiu em grande escala para a redução do Tempo Médio de Espera, com queda de 29% na média nacional, Entre os serviços de alta demanda que apresentaram redução de espera estão aposentadoria, pensão, salário-maternidade, certidão por tempo de contribuição e benefício assistencial da Lei Orgânica da Assistência Social, concedido a idosos e pessoas portadoras de deficiência, que teve maior incremento.



